top of page

O  Nelore e o milagre da multiplicação

Nesta terra, em se plantando, tudo dá, foi o que disse Pero Vaz de Caminha, em carta escrita, em 1 de Maio de 1.500, ao Rei de Portugal Dom Manuel. Clima adequado e terra fértil. Situações favoráveis para o sucesso da atividade agrícola. E para o sucesso da pecuária, o que faltava ao Brasil? Uma raça adequada as condições brasileiras, a raça Nelore.

Em 1878, Manoel Lemgruber trouxe quatro animais da raça Nelore oriundos do zoológico de Hamburgo, na Alemanha. Eram 2 touros e 2 vacas que passaram a viver na fazenda da família Lemgruber, na cidade de Sapucaia, no Rio de Janeiro.

Outras importações ocorreram, principalmente, com a importação de animais de origem indiana. No início do século XX, a cultura da pecuária avaliava a qualidade de um animal pelo tamanho das orelhas, assim o Nelore com orelhas curtas sofria um forte preconceito. Mas, essa barreira foi logo rompida, quando a raça Nelore se mostrou super eficiente e adaptável as condições brasileiras, para produzir carne, com um custo de produção baixo.

O potencial reprodutivo da raça Nelore em condições de ambiente desfavoráveis permitiu que a raça Nelore começasse a colorir de branco os campos brasileiros. Assim, a eficiência reprodutiva da raça foi um dos principais fatores para que o milagre da multiplicação ocorresse.

O Nelore e o milagre da multiplicação

Desta maneira, com a chegada da alta tecnologia no campo, através da utilização de técnicas, tais como inseminação artificial, transferência de embriões e fertilização in vitro, permitiram a multiplicação da raça Nelore, em escala de progressão geométrica. Sendo que é conclusão de todos os técnicos que trabalham com tais tecnologias que nenhuma raça apresenta animais tão férteis quanto a raça Nelore. Uma vaca, em uma única aspiração folicular realizada em seus ovários consegue produzir mais de 20 prenhezes positivas. Número considerado de alcance quase impossível em outras raças. Um touro em uma coleta de sêmen, em um único salto, é capaz de ejacular mais de 1000 doses de sêmen. Tais números corroboram para a verificação da alta fertilidade da raça Nelore e explicam a razão do milagre da multiplicação.

Portanto, em uma atividade pecuária para ser rentável, um dos principais fatores que permitem a auferição de maior lucro, é o aspecto reprodutivo do rebanho. Sendo assim, para ser eficiente na reprodução, nada melhor do que utilizar a raça Nelore e realizar o milagre da multiplicação em sua fazenda.


#Touro #TouroPO #Nelore #NelorePO #TouroRegistrado #Fazenda #Pecuária #gadodecorte #bovinos #MontesClaros #BeloHorizonte #Januária #Janaúba #SeteLagoas #Pirapora #GovernadorValadares #MinasGerais #PecuáriaMG #ABCZ #Curvelo #Bocaiuva #Corinto #PatosdeMinas #Uberaba #Uberlandia #JuizdeFora #Diamantina #Contagem #RibeiraodasNeves #Ipatinga #Divinopolis #SantaLuiza #Ibirite #PoçosdeCaldas #PousoAlegre #TeofiloOtoni #Barbacena #Sabará #Varginha #ConselheiroLafaiete #Itabira #Araguari #Ubá #Passos #CoronelFabriciano #Muriaé #Araxá #NovaSerrana #Ituiutaba #Lavras #Itajubá #NovaLima #ParádeMinas #Paracatu #Itaúna #Caratinga #Patrocínio #Manhuaçu #Timóteo #SãoJoãoDelRei #Unaí #Alfenas #JoãoMonlevade #Viçosa #Cataguases #OuroPreto #Esmeraldas #Formiga #LagoaSanta #PedroLeopoldo #Mariana #Frutal #PonteNova #TrêsPontas #SãoFransciso #Congonhas #CampoBelo #LagoadaPrata #Leopoldina #Guaxupé #BomDespacho #MonteCarmelo #JoãoPinheiro #SantosDumont #Caeté #Almenara #Oliveira #Salinas #Brumadinho #Nanuque #VarzeadaPalma #Jaíba #Capelinha #Porteirinha #Araçuaí #Itamarandiba #Taiobeiras #Guanhães #Carangola #BrasiliadeMinas #CarmodoParanaíba #Buritizeiro #Pitangui #Pompéu #CoraçãodeJesus #FranciscoSá #Sacramento #SãoJoãodaPonte #Paraopeba #PedraAzul #Abaeté #Serro #MonteAzul #Turmalina #PresidenteOlegário #Varzelândia #Matipó #Manga #Itacarambi #Arinos #ConceiçãodoMatoDentro #GrãoMogol #Papagaios #Joaíma #ChapadadoNorte #CapitãoEnéas #Itinga #Montalvânia #BomJesusdoGalho #Montalvânia #ChapadaGaúcha #Mirabela #Patis #Lontra #PedrasdeMariadaCruz #BonitodeMinas #Buenópolis #Gouveia #Carneirinho #Rubim #Carbonita #Verdlândia #CoronelMurta #Guarani #Cordisburgo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page