• Instagram Social Icon

 

CONTATO: 

31 - 99496-4848 (TIM)

31 - 99810-8891 (VIVO)

WHATSAPP:

31- 99496-4848

E-MAIL: neloresuperman@gmail.com

Pedras de Maria da Cruz -

Minas Gerais - Brasil - CEP 39492-000

Siga-nos no Instagram

  • YouTube Social  Icon

Veja os Animais Nelore no YouTube

© 1989 por Nelore Super Man. 

As orelhas do Nelore

July 3, 2017

Uma das principais características da raça Nelore são as orelhas curtas. Tal característica, por muito tempo no século passado, era vista como ponto negativo entre os pecuaristas, que por muito tempo relacionavam o tamanho da orelha com a qualidade do animal. Hoje, com o predomínio do Nelore nas pastagens brasileiras, as combatidas orelhas curtas do passado, são as orelhas desejadas pelos selecionadores na atualidade.

 

O Regulamento do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, expedido pela ABCZ, determina como dever ser a orelha de um animal da raça Nelore.

 

São consideradas como orelhas ideais: as orelhas curtas, com simetria entre as bordas superiores e inferiores, terminando em ponta de lança; com a face interna do pavilhão voltado para frente, com movimentação viva. São consideradas como características permissíveis, as orelhas médias, de bordas inferiores e superiores assimétricas. São consideradas características que desclassificam, a orelha excessivamente pesada, com a face interna do pavilhão voltada para a cara, com pontas arredondadas ou voltadas para trás.

 

 

 

 

 

Desta maneira, as orelhas devem ser curtas, lançadas, de pontas rombudas. Já quanto a movimentação, as orelhas do Nelore traçam sempre uma linha horizontal no espaço, sem desviá-la, nem um pouco para baixo. A posição natural de alerta é vista com o  animal mantendo as orelhas voltadas para frente, exibindo um ângulo de 45 graus em relação ao crânio. Animais que apresentem as orelhas em ângulo muito fechado com o crânio, demonstram a influência de outras raças, sendo assim devem ser descartados tais animais, assim como aqueles que apresentem orelhas muito pesadas, orelha em forma de copo, orelhas que para atingir a posição de alerta, se volteiam por baixo e as orelhas que se apresentam voltadas para o crânio.

 

Portanto, ao selecionar, o criador deve se atentar para todas as características presentes nas orelhas dos animais que representam um sinal de pureza racial.

 

Fontes:

Nelore: a vitória brasileira. Santos, Rinaldo dos. Volume IV. Uberaba MG: Editora Agropecuária Tropical, 2000.

 

http://www.abcz.org.br/abczUploads/Arquivos/1700.pdf

Please reload

Posts Em Destaque

O  Nelore e o milagre da multiplicação

July 3, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes

October 11, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload