• Instagram Social Icon

 

CONTATO: 

31 - 99496-4848 (TIM)

31 - 99810-8891 (VIVO)

WHATSAPP:

31- 99496-4848

E-MAIL: neloresuperman@gmail.com

Pedras de Maria da Cruz -

Minas Gerais - Brasil - CEP 39492-000

Siga-nos no Instagram

  • YouTube Social  Icon

Veja os Animais Nelore no YouTube

© 1989 por Nelore Super Man. 

A linguagem dos chifres bovinos

June 26, 2017

 

Os homens ao observarem os chifres bovinos construíram alguns ensinamentos e algumas crendices. Os chifres das vacas apresentam anéis que vão engrossando e crescendo, somando diversos anéis. Tais anéis são uma imagem da vida da vaca, podemos dizer que é um livro vivo e em atualização constante que apresenta um registro da vida biológica do animal observado.

 

A cada parição de uma vaca é formado um anel. O espaçamento entre um anel e outro, ocorre em progressão geométrica e não em aritmética, o que dificulta um pouco a análise do período do intervalo entre partos de uma matriz. Entretanto, ao verificar um intervalo de espaço entre anéis que não segue uma certa proporção, é um forte indício que a vaca não apresenta regularidade no intervalo entre partos.

 

A coloração dos chifres pode indicar uma subfertilidade da vaca. Uma vaca fértil, em geral, apresenta chifres foscos, de coloração evidente na raça e bastante uniforme. Já nas vacas subférteis, os chifres são mais brilhantes e porcelanizados, tendo uma predileção para o clareamento e pela opacidade.

 

Os chifres também podem indicar eventuais abortos de uma matriz, indicado no intervalo entre uma ranhura e outra. O aborto interrompe a progressão geométrica dos anéis, age como se iniciasse uma nova progressão geométrica no chifre da vaca.

 

Também é possível determinar o sexo da cria de uma matriz através da análise dos anéis do chifre. Isso é possível devido a sobrecarga de minerais no organismo da vaca. Quando a cria é macho, o mineral acaba se solidificando na periferia do anel, formando uma calosidade, assim o anel do macho é mais profundo, de bordas salientes, mais liso. Já o anel da fêmea é mais raso, quase na superfície do chifre, de bordas pouco salientes, menos liso.

 

Na figura abaixo, podemos verificar acontecimentos da vida de uma vaca de 9 anos:

 

 

 

Portanto, o chifre é um livre aberto. Estas são apenas algumas informações de alguns acontecimentos da vida de uma vaca que o chifre pode revelar, uma verdadeira escrituração zootécnica realizada segundo as leis da natureza.

 

Fontes: Nelore: a vitória brasileira. Santos, Rinaldo dos. Volume IV. Uberaba MG: Editora Agropecuária Tropical, 2000.

Please reload

Posts Em Destaque

O  Nelore e o milagre da multiplicação

July 3, 2018

1/4
Please reload

Posts Recentes

October 11, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload