top of page

A linguagem dos chifres bovinos

Os homens ao observarem os chifres bovinos construíram alguns ensinamentos e algumas crendices. Os chifres das vacas apresentam anéis que vão engrossando e crescendo, somando diversos anéis. Tais anéis são uma imagem da vida da vaca, podemos dizer que é um livro vivo e em atualização constante que apresenta um registro da vida biológica do animal observado.

A cada parição de uma vaca é formado um anel. O espaçamento entre um anel e outro, ocorre em progressão geométrica e não em aritmética, o que dificulta um pouco a análise do período do intervalo entre partos de uma matriz. Entretanto, ao verificar um intervalo de espaço entre anéis que não segue uma certa proporção, é um forte indício que a vaca não apresenta regularidade no intervalo entre partos.

A coloração dos chifres pode indicar uma subfertilidade da vaca. Uma vaca fértil, em geral, apresenta chifres foscos, de coloração evidente na raça e bastante uniforme. Já nas vacas subférteis, os chifres são mais brilhantes e porcelanizados, tendo uma predileção para o clareamento e pela opacidade.

Os chifres também podem indicar eventuais abortos de uma matriz, indicado no intervalo entre uma ranhura e outra. O aborto interrompe a progressão geométrica dos anéis, age como se iniciasse uma nova progressão geométrica no chifre da vaca.

Também é possível determinar o sexo da cria de uma matriz através da análise dos anéis do chifre. Isso é possível devido a sobrecarga de minerais no organismo da vaca. Quando a cria é macho, o mineral acaba se solidificando na periferia do anel, formando uma calosidade, assim o anel do macho é mais profundo, de bordas salientes, mais liso. Já o anel da fêmea é mais raso, quase na superfície do chifre, de bordas pouco salientes, menos liso.

Na figura abaixo, podemos verificar acontecimentos da vida de uma vaca de 9 anos:

Imagem extraída do Livro: Nelore: a vitória brasileira. Santos, Rinaldo dos. Volume IV. Uberaba MG: Editora Agropecuária Tropical, 2000.

Portanto, o chifre é um livre aberto. Estas são apenas algumas informações de alguns acontecimentos da vida de uma vaca que o chifre pode revelar, uma verdadeira escrituração zootécnica realizada segundo as leis da natureza.

Fontes: Nelore: a vitória brasileira. Santos, Rinaldo dos. Volume IV. Uberaba MG: Editora Agropecuária Tropical, 2000.


#Touro #TouroPO #Nelore #NelorePO #TouroRegistrado #Fazenda #Pecuária #gadodecorte #bovinos #MontesClaros #BeloHorizonte #Januária #Janaúba #SeteLagoas #Pirapora #GovernadorValadares #MinasGerais #PecuáriaMG #ABCZ #Curvelo #Bocaiuva #Corinto #PatosdeMinas #Uberaba #Uberlandia #JuizdeFora #Diamantina #Contagem #RibeiraodasNeves #Ipatinga #Divinopolis #SantaLuiza #Ibirite #PoçosdeCaldas #PousoAlegre #TeofiloOtoni #Barbacena #Sabará #Varginha #ConselheiroLafaiete #Itabira #Araguari #Ubá #Passos #CoronelFabriciano #Muriaé #Araxá #NovaSerrana #Ituiutaba #Lavras #Itajubá #NovaLima #ParádeMinas #Paracatu #Itaúna #Caratinga #Patrocínio #Manhuaçu #Timóteo #SãoJoãoDelRei #Unaí #Alfenas #JoãoMonlevade #Viçosa #Cataguases #OuroPreto #Esmeraldas #Formiga #LagoaSanta #PedroLeopoldo #Mariana #Frutal #PonteNova #TrêsPontas #SãoFransciso #Congonhas #CampoBelo #LagoadaPrata #Leopoldina #Guaxupé #BomDespacho #MonteCarmelo #JoãoPinheiro #SantosDumont #Caeté #Almenara #Oliveira #Salinas #Brumadinho #Nanuque #VarzeadaPalma #Jaíba #Capelinha #Porteirinha #Araçuaí #Itamarandiba #Taiobeiras #Guanhães #Carangola #BrasiliadeMinas #CarmodoParanaíba #Buritizeiro #Pitangui #Pompéu #CoraçãodeJesus #FranciscoSá #Sacramento #SãoJoãodaPonte #Paraopeba #PedraAzul #Abaeté #Serro #MonteAzul #Turmalina #PresidenteOlegário #Varzelândia #Matipó #Manga #Itacarambi #Arinos #ConceiçãodoMatoDentro #GrãoMogol #Papagaios #Joaíma #ChapadadoNorte #CapitãoEnéas #Itinga #Montalvânia #BomJesusdoGalho #Montalvânia #ChapadaGaúcha #Mirabela #Patis #Lontra #PedrasdeMariadaCruz #BonitodeMinas #Buenópolis #Gouveia #Carneirinho #Rubim #Carbonita #Verdlândia #CoronelMurta #Guarani #Cordisburgo

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page