• Instagram Social Icon

 

CONTATO: 

31 - 99496-4848 (TIM)

31 - 99810-8891 (VIVO)

WHATSAPP:

31- 99496-4848

E-MAIL: neloresuperman@gmail.com

Pedras de Maria da Cruz -

Minas Gerais - Brasil - CEP 39492-000

Siga-nos no Instagram

  • YouTube Social  Icon

Veja os Animais Nelore no YouTube

© 1989 por Nelore Super Man. 

 NELORE SUPER MAN

Critérios de Seleção

Qual a diferença entre criar e selecionar?

O que mais existe no país são criadores. Infelizmente, poucos são os selecionadores. Muito mais importante do que um documento em que se registra o animal, é realizar, de fato, um processo de seleção. A seleção consiste em escolher os animais mais consistentes e eliminar aqueles menos consistentes. Desta maneira, é importante ter critérios bem definidos para identificar qual animal é o mais consistente. Ao utilizar de bons critérios para identificar os bons animais e assim manter tais animais na fazenda, conseguimos produzir cada ano mais em uma fazenda.

Quais são os critérios de seleção do Nelore Super Man?

O Nelore Super Man foca em critérios produtivos ao realizar a sua seleção dos animais mais consistentes. Uma fêmea para fazer parte do plantel de matrizes deve atender aos seguintes critérios:
    1 - Está prenhe ao fim da estação de monta. Desta maneira, aquela fêmea que fica vazia após a estação de monta é destinada ao abate.
    2 - O peso do bezerro no desmame deve ser superior a média do peso dos contemporâneos. As fêmeas que desmamam com peso inferior, em 2 parições, são destinadas ao abate.
    3 - A novilha para ingressar ao plantel deve passar no teste de avaliação de fenótipo. Aquela que não passa no teste é destinada ao abate.

Quais os objetivos com os critérios adotados?

Acreditamos que uma fêmea deve ser comparada a uma máquina em uma indústria. Se em uma indústria, uma máquina produz e outra não produz, a indústria não terá lucro. A mesma lógica ocorre na fazenda. A vaca que não produz inviabiliza o lucro na fazenda.
 
Nós temos na fazenda, uma matriz que já produziu 13 bezerros. (Essa informação pode ser verificada na consulta pública constante no site da abcz, basta informar o RGN da vaca: BMF A5149). No período compreendido entre 2005 a 2018, ela possui uma parição por ano.
Isso só é possível porque existe uma seleção com critérios produtivos.
Agora, imagine, uma matriz sem processo de seleção conseguiria tal feito? Claro que não.
Em uma fazenda sem seleção, o período de intervalo entre partos é bem mais longo. Ao invés de 13 bezerros, provavelmente, uma matriz sem seleção iria produzir de 7 a 9 bezerros no mesmo período. Veja o quanto o fazendeiro irá deixar de ganhar, por não realizar uma seleção.
Além do critério reprodutivo, o critério do peso ao desmame também é de suma importância. Pois, na pecuária de corte, o fazendeiro vive das arrobas que consegue produzir.
Imagine, se ao realizar uma seleção com o critério do peso ao desmame, conseguimos aumentar a média do peso em 1@.
Se uma matriz selecionada em sua vida produz 13 bezerros, são 13@ a mais produzidas.          
Desta maneira, podemos realizar a seguinte comparação:
Fazenda com critérios de seleção: 13 bezerros de 7@ = 91@ produzidas
Fazenda sem critérios de seleção: 8 bezerros de 6@ = 48@ produzidas
Ora, há uma diferença de quase 90% ao compararmos uma fazenda com critérios de seleção e uma sem critérios de seleção.
Muitas pessoas me perguntam se fazenda dá lucro. A minha resposta é sempre DEPENDE.
Estamos falando de uma fazenda que adota critérios de seleção ou de uma fazenda que não adota critérios de seleção?
Está muito claro que apenas o modelo de fazenda que adota critérios de seleção focados na produtividade pode auferir lucro.

Toda fazenda que cria gado PO realiza seleção?

A resposta deveria ser: Claro, que sim.
Mas, infelizmente, não é. Acontece que existe muita fazenda que pelo fato do animal ser registrado, fica com dó de abater uma fêmea registrada.
Isso jamais pode ocorrer, pois selecionar é essencial para o sucesso de qualquer fazenda.Passar o facão naquele animal que não é produtivo é essencial na realização de uma seleção eficiente.
     
Desta maneira, muito mais do que um animal registrado, o Nelore Super Man oferece um animal registrado e selecionado.

Seleção Genética é igual a matemática?

Se de um lado temos uma matriz selecionada e do outro lado temos um touro selecionado, é 100% de certeza que um cruzamento entre eles irá produzir um animal produtivo? Infelizmente, não é 100% de certeza. A seleção genética não é igual a matemática. 
     
O que o cruzamento entre animais selecionados pode permitir é uma maior probabilidade de produzir um animal produtivo.
     
Se a seleção genética fosse matemática, bastaria um computador para realizar a seleção.
     
O olho humano é indispensável, justamente, pelo fato da seleção genética não ser matemática.
     
Ao realizar um acasalamento, vários são os fatores que devem ser considerados.
   
Além dos dados produtivos dos animais, avaliar o fenótipo dos animais é essencial para o sucesso de um bom acasalamento.
     
Desta maneira, para aumentar a chance de acerto de uma fazenda, o primeiro passo é realizar a seleção dos animais, focados em critérios produtivos. Apesar da seleção genética não ser matemática, em que não se garante 100% de certeza, podemos garantir que a probabilidade de produzir um animal produtivo é muito maior em uma fazenda que possui critérios de seleção.

Como faço para adquirir animais registrados e selecionados do Nelore Super Man ?

O interessado poderá enviar um e-mail para: neloresuperman@gmail.com ou entrar em contato através do whatsapp 31-99496-488 ou preencher o formulário abaixo: